terça-feira, 29 de outubro de 2013

O colossal Eusébio da Silva Ferreira

Ainda sobre o assunto de quem é o melhor jogador português de todos os tempos, há quem diga que o Eusébio teve a vida facilitada, pois os golos ocorriam de forma bem mais fácil naquele tempo devido à fraca organização defensiva da época.

Esquecem-se é que para além da fraca organização defensiva também havia uma fraca organização atacante, uma fraca qualidade da bola, do campo, das condições de treino, da própria motivação monetária (salário e premios), métodos de treino, etc etc etc.

Mas voltando ao primeiro paragrafo, sobre os numero de golos marcados, decidi então fazer uma pesquisa para verificar se afinal os golos surgiam de forma mais fácil ou afinal as goleadas aconteciam devido à qualidade da equipa do Benfica!

Eis os resultados:

15 épocas de Eusébio no Benfica (1960/61 a 1974/75) ordenada pelo número de golos marcados:


Conclusões:

  • Média de golos marcados pelas 3 melhores equipas nas 15 épocas de Eusébio: 64,4 golos;
  • Média de golos marcados pelas outras duas equipas (sem Benfica) nas 15 épocas de Eusébio: 59,3 golos;
  • Média de golos do Benfica nas 15 épocas de Eusébio: 75,1 golos;
  • Média de golos das 5 melhores épocas do Benfica no período das 15 épocas do Eusébio: 93,0 golos;
  • Média de golos das 5 melhores épocas com mais golos das outras duas equipas (sem Benfica) no período das 15 épocas de Eusébio: 64,6 golos.

Resumindo, como se pode verificar, nas 15 épocas do Eusébio o Benfica marcou em média 75,1 golos, quanto às outras duas melhores equipas apenas marcaram em média 59,3 golos. Aqui dá para ver bem a diferença entre o Benfica e as restantes equipas. Fiz também questão de destacar as 5 melhores épocas desse período de 15 anos, em que mesmo assim, as 2 outras melhores equipas apenas marcaram em média 64,6 golos, número ainda abaixo dos 75,1 golos da média das 15 épocas do Benfica.


Últimas 5 épocas da Liga Portuguesa (ordenada por número de golos):


Conclusões:

  • Média de golos das 5 épocas: 62,5 golos;
  • Média de golos das 5 épocas sem Benfica: 60,2 golos;
  • Média de golos das 5 épocas do Benfica: 67,2 golos.

Resumindo, a média de golos das ultimas 5 épocas das 3 equipas que mais golos marcaram pouco difere da média das 3 melhores equipas nas 15 épocas de Eusébio: 62,5 e 64,6 golos, respetivamente. Onde se vê bastante diferença é sim na média de golos do Benfica entre épocas (67,2 golos para 75,1 golos), como é fácil de perceber, a equipa dos anos 60 era umas das melhores em todo o mundo.

Últimas 5 épocas da equipa do C. Ronaldo (Manchester United e Real Madrid) para servir como base de comparação (ordenada por número de golos):


Conclusões:

  • Média de golos das 5 épocas: 88,1 golos;
  • Média de golos das 5 épocas sem equipa do Ronaldo: 82,5 golos;
  • Média de golos das 5 épocas da equipa do Ronaldo: 99,2 golos.

Resumindo, nas ultimas 5 épocas do C. Ronaldo, as 3 equipas que mais golos marcaram tiveram uma média de 88,1 golos, bastante superior à média de golos das 15 épocas de Eusébio, 64,6 golos. As equipas do Ronaldo isoladamente também marcaram em média mais golos que o Benfica nos 15 anos de Eusébio: 99,2 para 75,1 golos respetivamente.


Como se pode comprovar, isso de antigamente se marcar mais golos e só se darem goleadas é treta! Em Portugal, no tempo do Eusébio, as goleadas eram do Benfica, era a equipa que se destacava pelo seu plantel de elevada qualidade, as outras equipas, tirando uma época ou outra, sempre tiveram resultados normais. 

Também quando dizem que o Eusébio teve mais facilidades em relação ao Ronaldo pois na sua época as equipas eram muito ofensivas e marcavam muito mais golos não corresponde com a realidade, pois as equipas do Ronaldo, como acabou de ser comprovado, marcam mais golos e por sua vez são mais ofensivas, que o Benfica na época do Eusébio.

Termino portanto com a esperança que seja dado o devido valor a um dos monstros do futebol mundial, um dos melhores jogadores de todos os tempos, um jogador que pela sua grandeza não merece ser comparado com ninguém, merece apenas ser o Eusébio, o pantera negra!

1 comentário:

  1. O Benfica dos anos 60 tinha sem dúvida alguma uma das melhores equipas de todos os tempos, assim como o Eusébio foi um dos melhores jogadores de sempre!

    ResponderEliminar