sábado, 9 de novembro de 2013

Pensar como um corrupto


Hoje dei por mim a tentar imaginar aquilo que vai na cabeça do corrupto mor. Várias perguntas foram colocadas a mim mesmo: Será que vai ser um jogo sem influencia externa? Será que o Sporting vai ser beneficiado e o Benfica prejudicado? Será ao contrário, o Benfica beneficiado e o Sporting o prejudicado? Ou uma bandalheira de arbitragem com erros para os dois lados?

Sendo o Benfica o beneficiado não quer dizer que é o Benfica quem controla a arbitragem, o mesmo se aplica ao Sporting. Todos sabemos quem controla o sistema em Portugal, não sabemos é quando e com que intenções vai agir.

A estratégia pode bem passar por beneficiar o Benfica, ou por necessidade de prejudicar o adversário do Benfica em determinado jogo, ou apenas por estratégia, dando por exemplo a ideia que o Benfica é quem controla e assim desviar as atenções e terem mais margem de manobra para roubar ainda mais nos próximos jogos.

Tal como aconteceu ainda esta época, no fim da 5ª jornada, quando o treinador Paulo Fonseca acusou, a mando de alguém, o JJ de jogar em vários tabuleiros e de ter influenciado a arbitragem.

Ou acham que o Rui Silva, arbitro do sistema, tendo sido suspenso 20 meses pelo processo apito dourado, ia tomar uma atitude penalizadora para com o FCP se não tivesse sido antes combinado? Como disse anteriormente foi estratégia para desviar atenções e poderem roubar ainda mais no futuro, tal como aconteceu logo no jogo seguinte frente ao Guimarães.

Mas voltando ao tema, cheguei à conclusão que talvez o melhor para o sistema fosse que o Benfica ganhasse, de preferencia a mal.

O Pinto da Costa já mostrou ser um estratega, alguém que conhece bem os manuais de guerra e segue, entre muitos outros, dois princípios fundamentais. Um é dividir para reinar, e o outro é aniquilar um inimigo de cada vez.

Acho que todos estão de acordo que entre os dois clubes rivais de Lisboa, o Benfica é aquele que tem mais hipóteses de lutar pelo titulo, quer pela qualidade do plantel, quer pelo numero de soluções no banco, permitindo assim atacar várias frentes, ir rodando e refrescando o plantel e ainda para o caso de surgir alguma eventualidade, uma lesão por exemplo.

Mas como a motivação de uma equipa é um fator muito importante, talvez até mais importante que a própria qualidade individual, nada melhor que acabar com esta euforia lagarta e abalar qualquer réstia de confiança que ainda tenham após a derrota no Dragão.

Arrumavam logo com o mais frágil dos concorrentes ao titulo e portanto inimigo.

Com o ganhar mal como referi em cima, criavam um ambiente divisório entre Benfica e Sporting, as suspeitas de controlo da arbitragem recaiam no Benfica e ainda, como bônus, ganhavam novamente margem para futuramente poderem ser beneficiados sem levantar muitas ondas.

Depois da queda do Sporting, o anti do corrupto mor podia apenas se concentrar e dedicar a colocar pedras no caminho do  Benfica, que é aquilo que lhe dá mais gozo fazer.

Falando agora da alusão à arbitragem do Duarte Gomes que tem circulado nas ultimas horas pela blogosfera benfiquista. O jogo remonta a época de 2001/2002, 15ª jornada, fica também aqui o vídeo:



Até à entrada para a 15ª jornada a classificação era a seguinte:

Tabela classificativa ao fim de 14 jornadas

Agora pensem como um corrupto, nesta situação qual resultado gostariam que sucedesse? Eu cá gostaria daquele que realmente aconteceu!

Quero com isto dizer que, independentemente de quem acabar por ser beneficiado ou prejudicado, tudo terá uma razão de ser, e no final será sempre em beneficio do sistema corrupto, ou seja, do FC Porto.

Já agora, nessa 15ª jornada o Porto não conseguiu vencer o seu jogo e o Sporting, mesmo com o empate, manteve o primeiro lugar, já o Benfica... Vejam como apenas um jogo pode mudar tudo!!! Em vez do justo primeiro lugar, o Benfica acabou num viciado 4ª lugar!

Tabela classificativa ao fim de 15 jornadas

Sem comentários:

Enviar um comentário